Curiosidades do chá

O chá tem muito para além dos factos, da história e das tradicionais curiosidades que todos conhecemos. Por isso, prepare-se, recoste-se e deixe-se envolver pelo chá.

Sabia que?

Se lhe apetecer uma boa chávena de chá na China, basta pedir: 茶

Sabia que?

As duas pronúncias de "chá" em chinês encontraram o seu lugar em várias línguas. O termo "tê" provém do dialecto chinês Hokkien, enquanto que o termo cantonês "chá" se transformou em "char" em inglês.

Sabia que?

Na África do Norte e Ocidental, é frequente vermos que o chá é servido a partir de uma altura considerável em relação à chávena. Isto pode acontecer para oxidar o chá e refinar o seu sabor. Ou para arrefecer o chá de modo a poder ser bebido de imediato.

Sabia que?

No Mali, o "chá pólvora" serve-se em três fases. A primeira, convidativamente designada de "amarga como a morte", é forte e não adocicada, sendo feita a partir de folhas frescas. Segue-se a "agradável como a vida", quando as mesmas folhas são fervidas novamente com algum açúcar. Por fim, as folhas são novamente fervidas com mais açúcar para servir a fase final, "doce como o amor".

Sabia que?

No sudeste da Ásia, particularmente na Malásia, bebe-se "teh tarik". Adiciona-se leite condensado ao chá preto, serve-se a partir de uma altura considerável e cria-se uma camada de espuma láctea. Fonte: Wikipedia

Sabia que?

1841: O "The Etiquette of Modern Society" incentivou as dedicadas anfitriãs a servir bolachas com o chá, pois “estas podem comer-se mais facilmente do que as sanduíches, sem tirar as luvas.”

Sabia que?

As versões mais antigas de sacos de chá incluíam ovos de chá e filtros de rede para chá. Estes recipientes metálicos de rede enchiam-se com folhas soltas e imergiam-se em água a ferver. Depois, removiam-se pela corrente que tinham ligada.

Sabia que?

O chá faz bem aos dentes. É uma fonte natural de fluoreto que pode ajudar a proteger contra cáries dentárias e doenças gengivais.

Sabia que?

Para além do turismo, o chá é a maior actividade industrial na Índia.

Sabia que?

Para além do turismo, o chá é a maior actividade industrial na Índia.

Sabia que?

No Reino Unido, 98% das pessoas tomam o seu chá com leite, mas apenas 30% adicionam açúcar.

Sabia que?

A arte de ler folhas de chá tem o seu próprio nome: "teimancia".

Sabia que?

Há mais de 200 sinais possíveis que o chá pode deixar na sua chávena.

Sabia que?

Se quiser cultivar chá, procure um clima quente e húmido com uma precipitação de, pelo menos, 100 centímetros por ano.

Sabia que?

Uma colheita adequada pode permitir que sejam colhidos até 35 quilogramas de folhas de chá por dia. É o suficiente para produzir cerca de 7,5 a 9 kg de chá preto processado.

Sabia que?

O carácter do chá, tal como o do vinho, é influenciado pela elevação do local de cultivo, pelo solo, pelas condições de vento, temperatura e, claro, pela qualidade da colheita.

Sabia que?

 

Did you know?