O chá e a Tetley. Uma história (de chá) à inglesa.
A história do chá é tão antiga como a própria Natureza, mas gostamos de pensar que assistiu à sua mais empolgante reviravolta em 1837, quando os irmãos Tetley iniciaram os seus negócios em Yorkshire, em Inglaterra.
O imperador chinês Shen Nung estava sentado debaixo de uma árvore de chá (camellia sinensis) enquanto o seu servo fervia água para beber. Algumas folhas da árvore caíram na água. Assim, deu-se uma infusão acidental e nasceu a chávena de chá. Bem, pelo menos, assim reza a lenda.
Nesta altura, o chá era a bebida nacional da China. Era fabricado na forma de blocos: as folhas de chá eram trituradas e prensadas num molde em forma de bloco e, depois, eram secas.
Nos anos 1600, a Companhia Britânica das Índias Orientais detinha um monopólio de importação de bens de fora da Europa. A popularidade do chá espalhou-se com os marinheiros que traziam presentes de chá para casa. (caption:) Grande salão de leilões na East India House
O diarista Samuel Pepys descobriu o chá. Em 1660, escreveu que “…pediu uma chávena de chá (uma bebida da China) que nunca antes tinha bebido.”
A Grã-Bretanha estava agora obcecada pelo chá, mas os impostos mantinham-no longe do alcance de muitos. Por vias legais, vendeu-se 5 milhões de libras de chá – mas ilegalmente foram mais 7 milhões de libras. (caption): Dr. Johnson a tomar chá com os Boswells.
Festa do Chá de Boston: quando os navios britânicos chegaram a Boston, foram invadidos por um grupo de homens que abriram o carregamento de 342 caixotes e o deitaram ao mar. Tudo se resumia a um protesto contra os impostos britânicos.
A comercialização de chá tornou-se acessível a todos na Grã-Bretanha. Mercadores e capitães desbravavam os mares para trazer chá, navegando em novos e rápidos "clippers do chá".
Joseph e Edward Tetley começaram a vender sal em Yorkshire, na Inglaterra. Com o tempo, adicionaram o chá aos produtos com que trabalhavam. ótima iniciativa. (caption): Joseph Tetley, 1820 -1889
Os irmãos Tetley mudaram-se para a rua Cullum, em Londres, perto dos salões de leilão de chá. Em 1888, também já tinham um escritório na América.
Na feira mundial de St. Louis em 1904, uma vaga de calor levou o produtor de chá Richard Blechynden a alterar os seus planos. Em vez de servir chá quente, acrescentou-lhe gelo. Provocou uma grande sensação e assim nasceu o chá gelado.
Uma feliz coincidência. Um mercador de chá de Nova Iorque dizia que Thomas Sullivan havia enviado amostras de chá em pequenas e sedosas saquetas. Alguns clientes presumiram que deveriam colocar toda a saqueta no bule – e funcionou.
A primeira Casa Lyons Corner abriu em Londres, com empregadas conhecidas como "ativas" pelo seu serviço rápido. Passados mais de 60 anos, a Lyons compraria a Tetley.
Em Agosto de 1920, Benjamin Hirschhorn e o seu irmão Louis apresentam um pedido de patente nos E.U.A. para um "saquinho de chá". Era feito de um tecido têxtil e apertado na parte de cima com um fio, tendo uma etiqueta na ponta que funcionava como pega.
O representante britânico da Tetley (Sr. T I Tetley-Jones) foi à América e trouxe a ideia da saqueta de chá.
As primeiras máquinas de saquetas de chá da Tetley eram conhecidas como as "senhoras cinzentas" e podiam fazer 40 saquetas de chá por minuto para exportação.
A Tetley apresenta a saqueta de chá pela primeira vez à Grã-Bretanha.
Nesta altura, as vendas de saquetas de chá Tetley ascendiam a 5.000 toneladas por ano.
A J. Lyons, da famosa Casa Corner, adquiriu a Tetley. Nasce a Lyons Tetley.
A Tetley foi a primeira a lançar saquetas de chá redondas. Eram especialmente adequadas para a crescente popularidade que teve a preparação de chá em canecas.
Os técnicos da Tetley foram os primeiros a criar as saquetas de chá com fio sem pingos. Tendo sido inicialmente lançadas na Austrália em 1994, são agora as favoritas na Grã-Bretanha, nos E.U.A., na França, na Rússia e na Polónia.
Última venda do Leilão de Chá de Londres que existia há já 300 anos. Nos primeiros tempos, o chá era vendido "à luz das velas". Acendia-se uma vela no início de cada hasta e, quando o pavio estivesse completamente queimado, arrematava-se com o martelo.
Nesta altura, a Tetley oferece infusões de frutas e ervas, chá verde e chás de especialidade, para além das suas clássicas saquetas de chá de mistura.
Todas as semanas, a Tetley adquire um milhão de quilos de chá, que permite preparar inúmeras chávenas de chá Tetley apreciadas todos os dias por todo o mundo.
Tetley Cold sao deliciosas infusões especialmente criadas para serem preparadas em água fria. Naturalmente sem cafeina, açucar ou adoçantes artificiais. Saboreie o verão!
Tetley Mood Infusions- porque todos os momentos contam!
Sempre pronta para novos desafios, a Tetley empenhou-se em revelar a delicadeza do chá verde, despojando-o de toda a amargura. Uma proeza única, alcançada graças a um método inspirado na tradição asiática: as folhas de chá são cuidadosamente colocadas num banho de vapor para produzir um chá verde com um sabor doce e fresco.
Tetley lança-se numa nova categoria, o chá frio mais conhecido como ICE TEA. Uma nova bebida que juntou a leveza do chá e a intensidade da fruta. O melhor dos dois mundos com o selo de qualidade Tetley.
Tetley Super Teas, chás e infusões enriquecidas com vitaminas e minerais e descubra como todos os momentos são bons para começar a fazer mais por si, pelo seu corpo e pela sua mente. O melhor da vida começa agora. Começa com Tetley.