Sustentabilidade

Sustentabilidade Mobile Banner
Sustentabilidade Desktop Banner
Sustentabilidade

Ethical Tea Partnership

A Tetley é membro activo da Ethical Tea Partnership (ETP). A ETP é uma aliança sem fins lucrativos formada por mais de 20 produtores internacionais de chá que partilham uma visão para uma indústria próspera do chá, que seja socialmente justa e ambientalmente sustentável.

A ETP opera em todas as grandes regiões de cultivo de chá – Argentina, Brasil, China, Índia (Assam, Kerala e Tamil Nadu), Indonésia, Quénia, Malawi, Sri Lanka e Tanzânia. Em conjunto, estes países fornecem mais de 85% das exportações de chá a nível mundial.

Então, o que faz exactamente a ETP? Assegurar as condições de vida e trabalho nos estados produtores de chá

A ETP recorre a monitorizações independentes para analisar o desempenho dos estados produtores relativamente aos critérios sociais e ambientais estabelecidos nas normas da ETP. Estas incluem os seguintes aspectos:

  • escolha livre do emprego
  • liberdade de associação e direito a negociações colectivas de condições de trabalho
  • saúde e segurança
  • combate ao trabalho infantil e jovens trabalhadores
  • salários e benefícios
  • horário de trabalho
  • combate à discriminação
  • emprego regular
  • ausência de tratamento punitivo ou desumano
  • agroquímicos
  • biodiversidade
  • preservação dos solos
  • preservação da água
  • consumo de energia
  • tratamento de resíduos

Se algum estado produtor não cumprir os requisitos das normas, um responsável regional da ETP trabalhará com o governo do estado a fim de resolver os problemas. Se o produtor não encetar os passos necessários para lidar com as áreas problemáticas, o estado será suspenso e nenhum membro da ETP negociará com o mesmo até que tenha sido aplicada uma resolução adequada.

Ajudar os estados produtores a tornarem-se mais sustentáveis

A ETP tem parcerias com organizações de renome, como a UNICEF e a CARE International, para angariar fundos em conjunto para projectos que ajudem os produtores a cumprir as normas da ETP. Desde a sua fundação em 1997, a ETP tem trabalhado em muitas questões que permitiram melhoramentos a longo prazo para as pessoas que vivem e trabalham em estados produtores de chá. Alguns exemplos incluem a melhoria da saúde e da segurança através do controlo do pó na China, o envolvimento de trabalhadores e gestores em importantes tomadas de decisão no Sri Lanka e o sistema de confirmação de idade para combater o trabalho infantil no Malawi.

No website da ETP encontram-se mais detalhes sobre este e outros projectos: www.ethicalteapartnership.org.

Rainforest Alliance

A Tetley comprometeu-se para que 100% do seu chá fosse proveniente de plantações Rainforest Alliance CertifiedTM

Na Tetley, trabalhamos sempre para nos certificarmos de que o chá melhora a vida das pessoas que o cultivam e o colhem, tal como das pessoas que o consomem. Apenas garantimos que as nossas cadeias de abastecimento têm um longo futuro à sua frente se respeitarmos o ambiente e protegermos as condições de vida das pessoas que trabalham nesses estados. É por isso que trabalhamos com a Rainforest Alliance para melhorar a forma como os estados produtores de chá são geridos em prol do ambiente e da vida das comunidades que o cultivam.

A Tetley comprometeu-se para que 100% do seu chá fosse proveniente de plantações Rainforest Alliance CertifiedTM até 2016. Queremos ajudar a criar uma indústria de chá sustentável a nível global e acreditamos que o trabalho de perto com organizações como a Rainforest Alliance é uma forma eficaz de o conseguir.

Pode falar directamente com alguns dos nossos produtores que participam no programa de certificação da Rainforest Alliance através da nossa página "Farmers First Hand" no facebook: www.facebook.com/Tetleysfarmersfirsthand.

Por que optou a Tetley por usar chá de plantações Rainforest Alliance CertifiedTM?

Acreditamos que a abordagem da Rainforest Alliance é a melhor capaz de apoiar a marca Tetley. As garantias de fornecimento sustentável oferecidas através da certificação da Rainforest Alliance são as que melhor se adequam à nossa estratégia global de sustentabilidade que visa resolver problemas sociais e ambientais.

O que faz exactamente a Rainforest Alliance?

Fundada em 1987, a Rainforest Alliance é uma organização internacional de preservação sem fins lucrativos que trabalha para preservar a biodiversidade e assegurar modos de vida sustentáveis, alterando práticas de exploração de terrenos, práticas de negócios e comportamentos dos consumidores.A Rainforest Alliance trabalha em mais de 60 países com pessoas cujas condições de vida dependem da terra, ajudando-as a alterar o modo como cultivam os alimentos, utilizam a madeira e recebem os viajantes. A organização trabalha com empresas e consumidores em todo o mundo no sentido de proporcionar serviços e bens de produção responsável para um mercado global.

Até hoje, a organização tem ajudado a preservar a água, os solos e a biodiversidade de mais de 50 milhões de hectares de floresta e terra cultivável em 70 países e tem melhorado a vida de mais de 2 milhões de trabalhadores e respectivas famílias. Pode saber mais sobre a Rainforest Alliance visitando o respectivo website: www.rainforest-alliance.org.

Quando estarão disponíveis os produtos Tetley com o selo Rainforest Alliance CertifiedTM?

Todo o chá preto, verde e vermelho da marca Tetley , incluindo as nossas variedades com sabores e descafeinados, fará parte do programa de certificação da Rainforest Alliance, cuja conclusão está prevista para 2016. Os primeiros produtos com chá de plantações Rainforest Alliance CertifiedTM ficaram disponíveis no canal de abastecimento alimentar do Reino Unido em Abril de 2010. Esperamos que os primeiros pacotes cheguem ao mercado e estejam nas prateleiras dos supermercados do Reino Unido em Abril de 2011, seguindo-se um lançamento no Canadá, em Agosto de 2011. Outros produtos deverão ser depois lançados na Austrália, nos E.U.A. e na Europa a partir de 2012. Está a ser desenvolvido um abrangente programa de trabalhos por parte da Rainforest Alliance em nosso nome para que os estados que nos fornecem atinjam o nível da certificação e para assegurar que há volumes de chá disponíveis para comprarmos.